Existem medidas para minimizar chances do tumor maligno, como não fumar, manter-se hidratado e praticar atividade física regularmente.
Todos nós estamos sujeitos a adoecer em algum momento da vida. Algumas características como idade, sexo e hábitos podem facilitar ou não que determinadas doenças apareçam. Celebridades, como o ator Paulo Zulu, o apresentador Celso Portiolli e o empresário Roberto Justus são exemplos que para as enfermidades não há distinção entre famosos e anônimos.
Eles compartilharam com os seguidores o diagnóstico e como vai o tratamento da doença. Com isso, o tema virou pauta e as dúvidas sobre esse tipo de câncer começaram a surgir. Por isso, vou esclarecer as dúvidas mais frequentes.
O que é o câncer de bexiga?
É uma neoplasia que atinge as células que cobrem o órgão e pode ser classificado em três tipos: o carcinoma de células de transição, que tem início nas células do tecido interno da bexiga e representa a maior parte dos casos. O adenocarcinoma, que começa nas células de secreção, e pode se formar depois de um longo tempo de inflamação. O terceiro é o carcinoma de células escamosas, que afeta as células que podem surgir no órgão depois da infecção ou irritação prolongadas.
Quais são os fatores de risco?
O tabagismo é o principal fator de risco, ele pode aumentar a incidência da doença em até 70%. A exposição prolongada a substâncias químicas cancerígenas e irritações crônicas na bexiga também podem aumentar a probabilidade da doença.
Existem medidas para minimizar as chances desse tumor maligno, como não fumar, manter-se sempre hidratado, praticar atividades físicas regularmente, investir em uma alimentação saudável e usar proteção ao manusear produtos químicos são alguns exemplos.