Laser para tratamento da HBP

Tecnologia inovadora, com
resultados positivos.

Em que consiste o tratamento do Laser para Próstata?

O tratamento com laser é uma tecnologia recente e inovadora, com resultados muito positivos no tratamento dos pacientes com Hiperplasia Prostática Benigna (HPB). É uma técnica muito eficaz e muito segura.

Nesta abordagem, não há incisões na pele. Próstatas de grande volume podem ser tratadas, evitando, assim, a cirurgia aberta. É também possível obter tecido prostático para avaliação histológica, ao contrário do que acontecia com os primeiros lasers utilizados.

Os principais benefícios são:

• Menor risco de complicações, tais como a hemorragia (muito importante nos doentes com problemas cardiovasculares ou cerebrovasculares);
  • Maior rapidez na retirada da algália, na alta hospitalar e no regresso do paciente para casa e à vida normal.

A cirurgia a laser reduz os sintomas da HPB, como:

• Necessidade frequente de urinar;
  • Necessidade de urinar muitas vezes durante a noite;
  • Vontade súbita de urinar;
  • Jato fraco;
  • Micção lenta (prolongada) e a dificuldade em iniciar a micção.

Reduz ainda o risco de complicações como as infecções do aparelho urinário ou a retenção urinária.

Como é o tratamento da Próstata com Laser?

O laser permite retirar o tecido da próstata que está em excesso, eliminando a obstrução que provocava a sintomatologia típica desta doença. A intervenção é realizada através da uretra, sem cortes e sem perdas de sangue. Uma fonte de energia específica é conduzida através de fibras ópticas especiais, permitindo destruir o tecido em excesso da próstata.

O tratamento com laser possibilita ainda tratar próstatas de grande volume que, até agora, só podiam ser tratadas mediante cirurgia aberta, através da parede abdominal. A duração do procedimento com laser depende da técnica e do laser utilizado, mas não costuma exceder 1 hora. No entanto, existem vários tipos de laser e diferentes técnicas, com formas de atuação e duração distintas.

Com alguns tipos de laser, não é necessário interromper a medicação anticoagulante ou antiagregante. Outros procedimentos que são imprescindíveis após uma cirurgia clássica de ressecção da próstata – como a lavagem contínua da bexiga no pós-operatório – muitas vezes não são necessários após este tipo de intervenção, reduzindo assim o risco de complicações e o tempo de internação.

Cirurgia com Laser Greenlight™

Greenlight Laser Therapy ou simplesmente laser verde – Trata-se da mais nova descoberta da medicina para o tratamento da Hiperplasia Prostática Benigna (HPB).

Tal laser se caracteriza pela emissão de um raio que é capaz de vaporizar o tecido prostático com altas temperaturas (acima de 100 graus), diminuindo drasticamente sangramentos. Além disso, a profundidade de penetração do laser no tecido prostático é baixa (2mm), diminuindo assim a ocorrência de sintomas urinários irritativos no período pós-operatório.

A cirurgia é realizada por via endourológica, utilizando um cistoscópio modificado, que permite a passagem da fibra do laser por seu canal de trabalho.

Sendo assim, vários pacientes que previamente não tinham condições de serem operados por via aberta, laparoscópica ou mesmo por ressecção transuretral da próstata, agora podem ser operados com o laser verde e se livrarem dos sintomas urinários irritativos e obstrutivos. Dentre estes, as principais indicações do uso do laser são para os pacientes que estão em uso de anticoagulantes e nos portadores de marcapasso cardíacos.

O tempo de internamento com esta técnica é muito baixo (1 dia), da mesma forma que o tempo de uso de sonda vesical (1-2 dias). Geralmente a perda sanguínea pós-operatória é mínima, não necessitando de irrigação vesical contínua no pós-operatório na maioria dos casos. Finalmente, o retorno às atividades habituais ocorre em cerca de 14 dias.

O Laser Greenlight é uma tecnologia aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA), órgão que regula medicamentos e tratamentos nos Estados Unidos, e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) do Brasil.

Como é o Pós-tratamento da Próstata com Laser?

Habitualmente o paciente pode regressar a casa no dia seguinte à intervenção. Caso ocorra alguma dificuldade a urinar, pode ser colocado um catéter temporário para ajudar a eliminar a urina e drenar a bexiga. Quando o doente tem alta, regressa a casa com uma série de recomendações do médico. O período de recuperação depende do cumprimento destas instruções, mas habitualmente demora duas a quatro semanas até à recuperação total.

A primeira consulta pós-operatória ocorre por esta altura. No primeiro ano após o tratamento, o paciente tem em média, além dessa primeira consulta, três outras consultas. Após o primeiro ano, o paciente é observado habitualmente de ano a ano, para avaliar o bem estar e a qualidade de vida, eventuais queixas surgidas e monitorização do PSA.

Depois do procedimento com laser, assiste-se a uma melhoria significativa, com alívio das queixas urinárias. Nas primeiras semanas, no entanto, pode ocorrer algum ardor e frequência elevada das micções, resultado da aplicação da elevada energia laser (com estimulação das terminações nervosas locais) e ainda porque a bexiga continua a comportar-se, durante algum tempo, como se ainda existisse obstrução ao esvaziamento.

A função e o controlo da bexiga é recuperado de forma gradual. Em muitos casos, estas queixas nem chegam a ocorrer.

Perguntas frequentes sobre o Laser para a Próstata

Este procedimento é realizado por através da uretra, onde é inserido um endoscópio e uma fibra óptica, que conduz o laser e permite remover o tecido em excesso da próstata – sem que exista o risco de hemorragias e sem ser necessário qualquer “corte”.

A cirurgia a laser ajuda a reduzir os sintomas da HPB, como é o caso da dificuldade em iniciar a micção, a necessidade frequente de urinar, a micção lenta (prolongada) e infecções do trato urinário. Com a cirurgia a laser o doente também pode prevenir danos nos rins ou bexiga, pedras nos rins ou sangue na urina.

As vantagens deste procedimento são múltiplas:

• Menor risco de hemorragia;
  • Menor necessidade de cuidados pós-operatórios;
  • Menor duração da hospitalização do paciente;
  • Menor tempo de algaliação;
  • Recuperação e retorno à vida normal mais rápido;
  • Resultados rápidos, com melhoria rápida nos sintomas urinários.

Sim, o paciente é sempre acompanhado após a intervenção. A primeira consulta ocorre 2 a 6 semanas após o procedimento. Para além disso, o paciente recebe indicações médicas e cuidados para os primeiras dias, logo após o tratamento.