Urologia & Cirurgia Robótica / CRMGO 9517 / CRMSP 88743 / RQE 4410

Cirurgia Robótica
Robô DaVinci® Si HD

Tratamento do câncer de próstata
através de Videolaparoscopia.
Robótica – Nova Tecnologia

O sistema Robótico da Vinci realiza cirurgias oncológicas (tumores malignos) nos rins, bexiga e próstata. A Cirurgia Robótica representa hoje mais de 90 % dos tratamentos cirúrgicos de Câncer de Próstata realizados nos EUA, e com rápido crescimento no mundo todo. Os resultados superiores são obtidos devido a melhor visualização e maior precisão proporcionada pelo Robô Da Vinci® Si HD quando comparada com a cirurgia convencional.

A Cirurgia Robótica Minimamente Invasiva – disponível para o tratamento de diversas patologias –, pode beneficiar pacientes na diminuição da dor e do desconforto no pós-operatório, na diminuição de perdas sanguíneas durante o procedimento, no menor tempo de permanência no hospital e ainda oferece a oportunidade de retorno mais rápido às suas atividades diárias.​

Tecnologia

Com prostatectomia robótica, os médicos podem oferecer tratamento padrão com potencial de resultados iguais ou melhores que a cirurgia convencional e com os benefícios potenciais de um procedimento minimamente invasivo.

Ao combinar a eficácia da cirurgia aberta com abordagem minimamente invasiva, prostatectomia robótica oferece a muitos pacientes a melhor opção. Como pacientes ouvem a respeito das vantagens da prostatectomia robótica, muitos estão agora perguntando por esta abordagem cirúgica pelo nome.

A cirurgia aberta há muito tempo tem sido considerada padrão de tratamento para uma ampla gama de condições complexas. Apesar de eficaz, a cirurgia aberta convencional geralmente representa um trauma significativo incluindo dor e perda de sangue, seguidas por semanas de recuperação.

Tempo de Internação

Assim que a condição primária é tratada, a próxima prioridade dos pacientes e recuperar-se e reassumir as atividades normais.

O primeiro componente da recuperação é com a rapidez que o paciente pode sair do hospital. Os pacientes operados com a prostatectomia robótica podem em geral sair antes que os que passaram por cirurgias abertas convencionais ou laparoscópicas.

Em seu estudo com 300 pacientes consecutivos no Vattikuti Institute de Detroit, Akshay Bhandari, médico, demonstrou que a prostatectomia robótica permitiu que os pacientes de prostatectomia saíssem do hospital em uma média de 1, 2 dias. Isto é significantemente mais rápido que os números relatados em estudos semelhantes, por exemplo, 2,5 dias para laparoscopia convencional e três dias para a cirurgia aberta.

Vantagens DaVinci® Si HD

Os robôs têm capacidade de realizar cirurgias com incisões menores e com maior precisão. Isto se deve ao fato de os aparelhos possuírem câmeras de alta definição e microinstrumentos que “substituem” os olhos e as mãos do cirurgião. Estas câmeras produzem imagens das estruturas que serão operadas e um corte mais preciso, pois possuem tesouras e pinças de dimensões reduzidas, além de apresentar mecanismos que controlam o tremor nas mãos dos cirurgiões e impedem que se façam movimentos “bruscos”.

Nos tumores prostáticos e renais o uso do robô é extremamente vantajoso. No caso da cirurgia de próstata, a Cirurgia Robótica é mais eficiente, elevando a chance de cura. Já nos casos renais, a cura pode ser alcançada removendo parcialmente o órgão.

Complicações

Além de reduzir o risco de problemas adquiridos no hospital com uma estadia mais curta, a prostatectomia robótica também demonstra consistentemente índices de complicação intra-operatória e pós-operatória mais baixos, com cirurgiões robóticos experientes e treinados maximizando assim a segurança do paciente.

“Como a próstata inteira é removida com a prostatectomia radical, o maior benefício potencial deste procedimento é a cura do câncer em pacientes nos quais o câncer de próstata é realmente localizado”.